terça-feira, 11 de agosto de 2009

Tabaco







Planta originária da América Central, a· Nícotíana tabacum, da qual é extraída a nicotina.

Uma das drogas mais consumidas no mundo, é uma atividade econômica que envolve bilhões de dólares, incluindo plantio, industrialização e publicidade.

A fumaça do cigarro contém elevado número de substâncias tóxicas ao organismo. Além da nicotina, destacam-se o monóxido de carbono e o alcatrão.

Efeitos físicos: é um estimulante leve. Aumenta o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a freqüência respiratória e a atividade motora. Dificulta a digestão. Produz sensação de relaxamento, através da diminuição do tônus muscular.

Efeitos psicológicos: eleva o humor.

Danos: uso prolongado aumenta as chances de vários tipos de câncer (sistemas respiratório, digestório, etc), enfisema pulmonar, pneumonia, úlceras gastrointestinais e doenças cardíacas. Também perigosa durante a gravidez e amamentação. Os fumantes passivos também podem sofrer diversas doenças respiratórias (bronquite, pneumonia, sinusite).

Vício: provoca tolerância e dependência. A síndrome de abstinência inclui irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldades de concentração, suor, tontura e dor de cabeça, durando até cerca de duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário