terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lembrando: Massa atômica, massa molecular e mol

O átomo de ¹²C foi escolhido como átomo padrão na construção das escalas de massas atômicas. Sua massa atômica foi fixada em 12 u.

Unidade de massa atômica (u) é a massa de 1/12 do átomo de ¹²C.

Massa atômica de um átomo é a massa desse átomo expressa em u. Indica quantas vezes a massa do átomo é maior que 1/12 da massa de 12C.

Massa atômica de um elemento formado por uma mistura de isótopos é a massa média dos átomos desse elemento expressa em u. É igual à média ponderada das massas atômicas dos isótopos constituintes do elemento.


Massa molecular de uma substância é a massa da molécula dessa substância expressa em u. Indica quantas vezes a massa da molécula dessa substância é maior que a massa de 1/12 do átomo de 12C.


A massa molecular de uma substância é numericamente igual à soma das massas atômicas de todos os átomos da molécula dessa substância.


Mol é a unidade de quantidade de matéria ou quantidade de substância.

Mol é a quantidade de matéria (ou de substância) que contém tantas entidades elementares representadas pela respectiva fórmula, quantos são os átomos de ¹²C contidos em 0,012 kg de ¹²C.

Constante de Avogadro (antigamente chamada número de Avogadro) é o número de átomos de ¹²C contidos em 0,012 kg de ¹²C. Seu valor numérico é: 6,02 x 10²³ mol-¹

Massa molar é a massa de substância que contém 6,02 x 10²³ mol-¹ entidades representadas pela fórmula dessa substância. É comumente expressa em g/mol ou g x mol-¹.

Quando perguntamos qual a quantidade de X... , estamos perguntando quantos mols de X....

Nenhum comentário:

Postar um comentário