![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggMLJxq7iYLmwHCGoGt0TjoMU1TrhEYFa6DUZ2jzItLVBpNMU1wfzh_jj08Kg-7k7Eur2sikPXmsV7Q-Hw39wBrxVlRG7SVZsNZCLPkxe4Z3VtJbEsXqv_XRqALs1EsSXqi5tSS3vGSew/s320/cigarro.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgErcfsdfi2L6Y8lPgbMOWD8r60VpI3W4aeOjwLxIV11pk6qirdWMWy47PHsiSwv-JgMSw6sMVa17pa1kVYgl7A_I63t3wIkhnJ-01F1G5Pj2KI6AMcMaavujsJQSeGxreaCccCcd4FfJQ/s320/1-nicotina.bmp)
Planta originária da América Central, a· Nícotíana tabacum, da qual é extraída a nicotina.
Uma das drogas mais consumidas no mundo, é uma atividade econômica que envolve bilhões de dólares, incluindo plantio, industrialização e publicidade.
A fumaça do cigarro contém elevado número de substâncias tóxicas ao organismo. Além da nicotina, destacam-se o monóxido de carbono e o alcatrão.
Efeitos físicos: é um estimulante leve. Aumenta o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a freqüência respiratória e a atividade motora. Dificulta a digestão. Produz sensação de relaxamento, através da diminuição do tônus muscular.
Efeitos psicológicos: eleva o humor.
Danos: uso prolongado aumenta as chances de vários tipos de câncer (sistemas respiratório, digestório, etc), enfisema pulmonar, pneumonia, úlceras gastrointestinais e doenças cardíacas. Também perigosa durante a gravidez e amamentação. Os fumantes passivos também podem sofrer diversas doenças respiratórias (bronquite, pneumonia, sinusite).
Vício: provoca tolerância e dependência. A síndrome de abstinência inclui irritabilidade, agitação, prisão de ventre, dificuldades de concentração, suor, tontura e dor de cabeça, durando até cerca de duas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário